CAFÉ DE IDEIAS – São Carlos, SP
Realização: EDSON FERRAZ
Participação: CLÁUDIO SIMAS
Tema: GENTE QUE FAZ
Nesta última quinta-feira, dia 22, na Cafeteria Le Gaban aconteceu o segundo encontro do “Projeto Café de Ideias” e, desta vez, Edson Ferraz recebeu uma figura muito conhecida e querida pelos são-carlenses; o Dr. Cláudio Simas.
Natural de Ribeirão Preto, Cláudio teve uma infância muito simples na periferia da cidade. Vindo de uma família humilde, aos 11 anos ele começou trabalhar como vendedor de esfihas na rua, depois passou a vender maçã do amor de porta em porta, foi catador de papelão, ajudante de mecânico, ajudante de pintor, office boy e barman. No ano de 1999, Cláudio entrou na primeira turma de Medicina Veterinária do Centro Universitário Barão de Mauá, mas cursou apenas 2 anos da graduação por dificuldades financeiras que o fizeram ter de voltar a trabalhar. Neste momento, ele permanece durante 4 anos trabalhando no depósito da Casas Bahia no período noturno como carregador de caminhões e durante o dia cursava Enfermagem. Depois de formado, Cláudio foi trabalhar na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, no resgate e no Hospital Santa Lydia. Durante este período, ele ingressou no curso de Psicologia na UNIP, mas após 1 ano decide não concluir a faculdade por não se identificar com a profissão. Enfim, no ano de 2010, Cláudio vai para Bolívia cursar Medicina e permanece no país por 6 anos, quando conclui o curso e retorna ao Brasil para atuar como médico. Aqui, Cláudio se especializa com uma pós-graduação nas áreas de medicina da família e comunidade, saúde pública e saúde do idoso. Atualmente, ele participa do Programa Mais Médicos e atende nas Unidades de Saúde da Família (USF) em São Carlos – especificamente da unidade da Vila São José.
Por toda sua trajetória de batalha, e pelo seu próprio histórico, Cláudio carrega em si algo que é essencial na medicina; a empatia. Em cada um de seus atendimentos, o carinho, atenção, e a capacidade de se colocar no lugar do outro, fizeram com que o médico conquistasse um lugar especial no coração de seus pacientes. Com o tempo, Cláudio ganhou o coração da comunidade são-carlense. Em um momento de vulnerabilidade, com a saúde debilitada, a humanidade de um médico é essencial para acolher o paciente e proporcionar a segurança e conforto que são essenciais durante todo e qualquer tratamento, e nisso Claúdio é expert.
Para Edson Ferraz, enaltecer pessoas como Cláudio é uma forma não só de engradecer sua história, mas de agradecer por todo serviço prestado à comunidade de São Carlos. Ele é um exemplo de pessoa batalhadora que, apesar de todas as dificuldades, correu atrás de seus sonhos e lutou para realizá-los. Que este café com o Dr. Claúdio possa inspirar a luta por seus sonhos e, principalmente, lembrar que a empatia e atenção para com o outro devem ser constantes em nossas ações.